Ao começar algo novo, independentemente do que seja, é comum ter dúvidas e cometer pequenos deslizes. No mercado financeiro vemos que isso é verdade ao observar os erros cometidos por investidores iniciantes.

Apesar dessas falhas iniciais, é completamente possível investir bem. Quanto mais estudamos e nos mantemos atualizados, melhores serão nossas decisões. Ao pensar no mercado financeiro, então, o constante aprimoramento é sempre recompensado.

Para ajudar você nesse aprimoramento, listamos os quatro maiores erros cometidos por investidores iniciantes. Veja quais são eles e evite-os na hora de investir!

1. Querer retornos rápidos

Por melhor que seja a rentabilidade do ativo (investimento) que você está adquirindo, investir é uma estratégia de médio a longo prazo. O verdadeiro retorno das aplicações, mesmo na renda variável, tende a demorar.

Por isso, não espere ficar rico do dia para a noite. Em vez disso, tenha foco para criar o hábito de investir, seja disciplinado e garanta que todo mês você terá o dinheiro necessário para continuar com suas aplicações. Esse é o melhor caminho para enriquecer.

2. Começar a investir com dívidas

Em função do tempo que demora para ter retorno com investimentos, fazer aplicações para pagar dívidas não é uma boa escolha. Normalmente os juros desse tipo de débito são altíssimos, superando a rentabilidade de qualquer aplicação.

Isso significa que, se você investir enquanto tem alguma dívida, existe a grande chance de começar a perder dinheiro. Logo, o melhor a fazer é cumprir com suas obrigações legais para que, então, possa fazer seu dinheiro render.

3. Não fazer uma reserva de emergência

Mesmo que você tenha grandes montantes investidos, nem sempre será possível recorrer a esse dinheiro. Em alguns casos você poderia perder muita rentabilidade e, talvez, até ter prejuízo ao resgatar seus investimentos sem se planejar para isso.

Por isso é fundamental criar uma reserva de emergência antes de começar a investir. Ela serve para dar segurança ao investidor, protegendo-o das eventualidades. Essa reserva precisa ser o suficiente para garantir o cumprimento das suas obrigações legais, mesmo que você seja demitido, por exemplo.

4. Não conhecer o próprio perfil

Outro grande erro cometido por investidores iniciantes é o de olhar apenas para os ativos, mas não para o próprio perfil. Ao tomar as decisões dessa forma, é muito provável que o investimento não seja adequado para a pessoa e que ela perca dinheiro por não saber lidar com a forma como ele funciona.

Então, entenda qual perfil de investidor mais combina com você, descubra se suas características se encaixam no conservador, moderado ou arrojado. Após isso, escolha os investimentos com base nessas características.

Se você já cometeu algum desses equívocos, tudo bem. Os erros cometidos por investidores iniciantes são completamente normais. Ao longo dos anos os investidores aprendem muito, mesmo que seja pela tentativa e erro, e isso faz com que investir fique cada vez mais fácil.

Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo informações como estas, lembre-se de assinar nossa newsletter. Por ela você recebe textos exclusivos, além de ser avisado sobre as novidades aqui do blog.