Renda variável é um assunto que interessa até mesmo quem diz não se interessar por ele. Isso porque existem diversos fatores envolvidos que fazem todos ficarem se perguntando: “será que a renda variável vale a pena?”. É como se houvesse uma névoa em volta deste assunto, fazendo com que ele pareça até mesmo mais complicado do que realmente é.

Mas não se preocupe, já que neste artigo você vai descobrir:

  • O que é renda variável;
  • Por que cada vez mais pessoas investem na renda variável;
  • Exemplos de investimentos em renda variável;

RENDA FIXA X RENDA VARIÁVEL

Vamos começar pela renda fixa, a velha conhecida da maioria dos brasileiros que buscam investir de maneira considerada mais segura. Ela tem esse nome, “fixa”, justamente por conta do seu retorno financeiro ser previamente definido e conhecido por quem investe. Além disso, conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (até R$250.000,00 por CPF). Não é à toa que a renda fixa acaba sendo uma queridinha dos mais conservadores com seu dinheiro.

Por outro lado, a renda variável é caracterizada por ser afetada pelas oscilações do mercado e consequentemente não ter uma porcentagem de lucro definida.

Aí você se pergunta: se não traz segurança, porque muita gente está indo atrás deste tipo de investimento?

POR QUE CADA VEZ MAIS PESSOAS INVESTEM NA RENDA VARIÁVEL

1. Possibilidade de maior retorno

Justamente pelo fato de não trazer o sentimento de segurança da renda fixa por seu retorno não ser conhecido, apenas previsto e/ou estimado, a renda variável pode fazer seu dinheiro crescer de maneira exponencial com as guinadas do mercado.

Isso faz com que diversos investidores prefiram a renda variável, porque apesar do alto risco, o lucro muitas vezes compensa.

2. Boa liquidez

Muitos títulos de renda fixa têm como contrapartida o fato de não poder fazer o aporte antes de uma data pré-determinada.

Na renda variável isso acontece de forma um pouco diferente: dependendo da situação você pode se desfazer de seus investimentos de forma rápida sem nenhum ônus.

3. Possibilidade de participação em grandes empresas

Ao invés de apenas gastar seu dinheiro com as empresas, você poderia fazer o contrário, ganhar dinheiro com elas. Isso é possível na renda variável, já que ao comprar ações, por exemplo, você se torna uma espécie de sócio, já que injetou capital na organização.

4. Acessibilidade

Ao contrário do que o senso comum diz, investimentos de renda variável são extremamente acessíveis. Basta abrir uma conta na corretora de sua preferência (pela internet mesmo!), transferir seu dinheiro e pronto, já pode começar a investir.

5. Diversificação

Diferente de quando se investe na renda fixa, que foca em uma coisa só, na renda variável você tem a possibilidade de colocar seu dinheiro para trabalhar em diferentes segmentações, empresas e setores.

EXEMPLOS DE RENDA VARIÁVEL

  • Ações
  • Opções
  • Fundos de ações
  • Contratos futuros
  • Mini contratos
  • Criptomoedas

E aí, se interessou pela renda variável? Então acesse nosso canal no YouTube e veja mais conteúdos relacionados. Pode deixar seu comentário aqui também!