Esteja você começando a investir ou querendo começar, é bem provável que em muitos momentos se sinta perdido, precisando de um curso sobre investimentos.

Não é para menos: o mercado financeiro tem suas particularidades, e pode parecer bem complicado para quem está de fora ou há pouco tempo nele.

Se você já começou a investir, talvez se sinta frustrado porque não é bem como você imaginava que iria ser e/ou você não teve o retorno esperado (quem sabe até perdeu dinheiro e está com raiva).

Isso é completamente comum.

E o que fazer quando se está perdido, frustrado ou bravo?

Estudar. Fazer um curso sobre investimentos.

Pode parecer estranho à primeira vista, mas faz sentido, e nós vamos te explicar porquê.

Descubra a realidade

Frequentemente as pessoas têm o chamado “senso comum”, ou seja, opiniões pré estabelecidas baseadas em coisas que alguém lhes disse ou algo que pareceu ser certo, de acordo com o seu ponto de vista.

Acontece que o senso comum é confundido com o bom senso, levando você a crer que essas opiniões baseadas em achismos são verdadeiras.

Um ótimo exemplo desses mitos é o entendimento geral de que a Bolsa de Valores é um cassino, onde você conta com a sorte para ganhar muito dinheiro ou jogar todo seu patrimônio pela janela.

Ao fazer um curso sobre investimentos você expande seus horizontes e descobre os verdadeiros conceitos, o que consequentemente te faz entender melhor a realidade, desde o seu nível de conhecimento até como o mercado funciona de fato.

Tenha uma primeira experiência melhor

É difícil começar sem ter uma noção de como agir no mercado. Você já tem aquelas ideias preconcebidas que estão erradas e aí entra errando. Depois, a probabilidade de continuar falhando por não ter o devido conhecimento é grande, o que gera uma enorme insatisfação, além da ilusão de que o mundo dos investimentos não é para você. Muita gente entra e sai do mercado rapidamente por causa disso.

Em um curso sobre investimentos, essas “instruções” de como agir geralmente são passadas, o que pode te ajudar a ter uma primeira experiência muito melhor.

Adquira conhecimento de forma linear

Um argumento amplamente utilizado por quem não faz cursos é o de que a internet já disponibiliza gratuitamente as informações que são ensinadas por meio deles.

Realmente, é inegável que hoje em dia você pode encontrar diversas explicações sem precisar pagar nada por isso.

A grande questão é que você não sabe o que precisa saber, e por isso é bem provável que vá consumindo conteúdo sem ter noção da importância de certos tópicos.

A maioria dos cursos é elaborada pensando na sua trajetória de aprendizado, seguindo uma sequência lógica e mais fácil de assimilar.

Economize dinheiro

Elaborar um curso gera muitos custos, o que é reduzido quando ele é disponibilizado pela internet. Por esse motivo os que são de modalidade presencial costumam ter preços bem mais elevados que os online.

Conhecimento é algo de extrema importância, porém é importante economizar para poder investir depois, não é mesmo? Acaba sendo muito mais viável financeiramente fazer um curso à distância.

Tenha praticidade

Diversos fatores fazem com que um curso presencial, principalmente de um assunto como investimentos, acabe ficando inviável hoje em dia.

O deslocamento muitas vezes é custoso, tanto no tempo quanto monetariamente, e provavelmente suas obrigações te deixam tão exausto que só de pensar em ter que gastar tanta energia para estudar você fique ainda mais cansado.

Um curso online permite uma praticidade muito grande de poder estudar no conforto do seu lar, o que sem dúvidas é atrativo.

Os horários são flexíveis

Os horários pré-fixados de um curso convencional podem não bater com a sua rotina corrida. E geralmente não há muito o que fazer nesses casos, já que são fechadas turmas em dias e horas que talvez não lhe convenham muito, mas são bons para a instituição de ensino.

Ao estudar por meio de um curso que é transmitido via internet, é você que escolhe os horários, então não tem erro: é só escolher um dia e hora que estiver mais tranquilo e pronto, já pode adquirir seu conhecimento sem problemas.

Desenvolva a disciplina que o mercado exige

Ao mesmo tempo em que é muito agradável estudar em casa e fazer seus horários, estudar exige ainda mais dedicação e disciplina, principalmente quando se trata de um curso sobre investimentos, que contém tópicos que ficam cada vez mais mais complexos conforme o aluno vai avançando.

Acontece que o mercado financeiro, como a Bolsa de Valores, exige muito de quem decide fazer parte dele. É necessário ter foco, paciência, se esforçar bastante e estar aberto a continuar aprendendo sempre, características que você adquire ao fazer um curso online.

Tenha um exemplo a seguir

É de grande valia poder se espelhar em alguém que já viveu situações com as quais você está prestes a se deparar. Seu professor vai ser alguém com experiência e conhecimento, o que pode te inspirar a crescer cada vez mais. Ter alguém assim à disposição encurta sua curva de aprendizado e deixa tudo mais simples. É bem provável que ele vá te ensinar coisas que gostaria de ter aprendido antes e vão simplificar sua vida.

O suporte é próximo

Um dos grandes mitos que mais afastam as pessoas dos cursos online é o de que estudar dessa forma é frio, já que não há contato pessoal.

Sim, não há contato pessoal, mas, por outro lado, geralmente há um suporte que vai estar sempre disponível para sanar suas dúvidas, ao contrário dos cursos presenciais, onde você pode acabar ficando sem entender algumas coisas, já que um professor tem que dar conta de vários alunos ao mesmo tempo.

Ganhe mais confiança

Como já foi dito no início deste artigo, sem conhecimento a probabilidade de erro aumenta, o que pode fragilizar você num mercado tão feroz.

Quando você tem a informação necessária apresentada de forma que faz sentido, por alguém que está lá para te ajudar, além de estudar no seu tempo, no local que puder, com um suporte que sana todas as suas dúvidas, fica mais confiante para agir de maneira correta com seus investimentos.

Agora você já sabe alguns dos benefícios de fazer um curso sobre investimentos online. Parabéns! Está um passo mais próximo do sucesso.

Acompanhe a FOLEO invest nas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Twitter