Ao encontrar os melhores investimentos, você consegue dezenas de vantagens, sabia disso? Os ativos do mercado financeiro são uma ótima forma de fazer com que seu dinheiro trabalhe para você, multiplicando o capital investido e se protegendo da inflação e da perda do poder de compra.
Além disso, os produtos certos podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos pessoais, facilitando a compra de uma casa, reduzindo o tempo de espera para a próxima viagem, antecipando a aposentadoria ou ajudando no pagamento da faculdade dos filhos daqui a alguns anos, por exemplo.
Mas para que tudo isso seja possível, é necessário investir direito. Será que é fácil? Continue a leitura para descobrir!
Como escolher os melhores investimentos?
Antes de mais nada, é importante que você saiba que o melhor investimento não é só o mais rentável. Cada pessoa se identifica com um tipo de aplicação — o chamado perfil de investidor — e precisa ponderar situações diferentes. Veja algumas dicas para que você encontre o melhor investimento que condiz com a sua realidade!
Determine seu objetivo
Toda aplicação precisa de um objetivo. É em função disso que você escolherá o tempo de investimento, os produtos mais interessantes, os riscos necessários e o quanto você precisará de ajuda externa para montar sua carteira de investimentos.
Avalie as taxas
Cada aplicação tem uma taxa específica. Essas taxas podem consumir seu rendimento se não forem consideradas no cálculo de rentabilidade. Tenha muito cuidado com elas!
Escolha os riscos
Quando o assunto é investimento, você deve ter uma coisa em mente: quanto maior o risco de um produto, maiores são as chances de ganho.
Isso significa que vale a pena colocar o dinheiro em uma empresa falida? Não! Isso quer dizer que você precisa pesar a rentabilidade e o risco ao decidir qual investimento tem, para você, o melhor equilíbrio entre esses fatores.
Pense no momento do país
Além de considerar os produtos em si, lembre-se de que o mercado financeiro muda em função de fatores externos.
Quando a inflação oscila, uma empresa fecha, um escândalo acontece ou um candidato político começa a ganhar a preferência, fazendo com que os preços dos ativos se alterem. Sendo assim, sempre considere todo o cenário econômico e político antes de optar por alguma aplicação.
Quais são os melhores investimentos disponíveis?
Como você já deve ter percebido, o investimento ideal depende do seu perfil de investidor, dos fatores externos (como a economia e a política), do risco que você se dispõe a correr e da forma como se relaciona com seu próprio dinheiro. Ainda assim, algumas opções que você pode (e deve) avaliar são:
- mercado de ações
- mercado de opções
- mercado de commodities
- contratos futuros
- mini-dólar
- criptomoedas
- fundos de investimento
- fundos imobiliários
Como as alternativas são vastas, o ideal é que você pesquise a fundo para saber quais são os melhores investimentos para você. No caso de dúvida, sempre é interessante buscar a ajuda de profissionais, como é o caso das recomendações personalizadas. Assim, você tem mais chances de acertar na escolha do ativo.
Por fim, é necessário frisar a importância de você se conhecer para ter sucesso investindo. Temos um post sobre os perfis de investidor, ele pode te ajudar nessa tarefa.