Com as atuais mudanças no INSS e o aumento constante da expectativa de vida do brasileiro, planejar a aposentadoria não é mais uma opção. Se você quiser ser um velhinho com poder de compra, é melhor se programar desde já.

Envelhecer com tranquilidade é uma questão de organização. É preciso ter reservas de dinheiro para imprevistos — o que acontece se você ficar doente? —, renda suficiente para se sustentar e, também, um pouco de recursos para o lazer — afinal de contas, ninguém é de ferro!

E sim, a gente sabe que isso tudo parece bem difícil de conseguir. Mas é totalmente possível ter uma boa aposentadoria e nós vamos te dar 3 dicas para que você consiga. Confira!

1. Tenha controle financeiro

A aposentadoria nada mais é do que economizar hoje para aproveitar os recursos amanhã, correto? Ela é uma forma de você se proteger contra eventualidades e garantir uma estadia tranquila durante a velhice.

Mas para fazer isso, é necessário, em primeiro lugar, ter controle financeiro. Olha só: você até pode gastar dinheiro com lazer, mas isso precisa ser planejado. Não vale, por exemplo, tirar dinheiro da reserva da aposentadoria e usar a desculpa de que irá repor depois.

Por isso a dica aqui é montar uma tabela de gastos. Anote nela todos os fins que seu dinheiro tem nos dias de hoje. Depois, com o dinheiro que sobrar da sua renda mensal, separe uma parte para a aposentadoria, uma para a reserva de emergência e uma para o lazer.

2. Não dependa apenas do INSS para planejar a aposentadoria

Apesar de você pagar o INSS mensalmente e de ele ser um tipo de seguro caso aconteça algo com sua saúde, depender apenas dele é um erro. A previdência brasileira está aos trancos e barrancos e com certeza sofrerá uma reforma nos próximos anos.

Isso significa que além de ter que trabalhar mais tempo para receber a previdência integral, você também corre o risco de receber menos dinheiro do que o esperado. Mas isso não é novidade: mesmo nos dias de hoje ninguém recebe do INSS o mesmo salário que tinha quando se aposentou.

Então se você não quiser reduzir seu padrão de vida é bom procurar outras fontes de renda para quando parar de trabalhar.

3. Faça investimentos a longo prazo

Os investimentos são a forma mais segura de se planejar para o futuro. Tendo em mãos o produto certo, você não só guarda seu dinheiro como também faz com que ele renda acima da inflação, aumentando seu poder de compra.

E quanto mais cedo você começar a investir, mais recursos serão acumulados. Os investimentos funcionam como uma bola de neve: quanto mais dinheiro você tem, mais dinheiro você ganha. E essa regra só tende a aumentar a longo prazo.

E desde que você tenha o conhecimento, ou conte com uma ajuda especializada, os investimentos podem proporcionar uma aposentadoria muito tranquila. Como existem vários produtos no mercado financeiro, certamente você achará um que combine com seus objetivos.

Mas, independentemente de como você se prepare, uma coisa é certa: é preciso planejar a aposentadoria. Se você não se programar, provavelmente terá que trabalhar por mais tempo do que gostaria. Então prepare-se e aproveite sua vida da melhor forma possível: com segurança.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a mais dicas, lembre-se de assinar nossa newsletter. Com ela você recebe avisos sobre novidades do blog diretamente em seu e-mail!