Nada pode ser feito aleatório no mercado financeiro. Todo investimento deve estar baseado em estratégias bem definidas. Uma delas é saber sobre o preço justo das ações.
Tendo conhecimento sobre esse assunto, é possível ver o mercado com outros olhos e perceber novas oportunidades de ganhos.
O preço justo de uma ação é calculado por meio do valuation. Nesse post, você vai conhecer mais sobre todos esses termos e aprender a calcular o preço justo de uma ação.
Você vai ler sobre:
– O que significa preço justo
– Como ele pode ser uma oportunidade?
– Como identificar o preço justo
– Valuation por múltiplos
– Valuation por fluxo de caixa descontado
O que significa preço justo
Não só no mercado financeiro, mas como em diversos momentos, pode-se dizer que pagamos o preço justo quando o valor da aquisição é equivalente àquilo que estamos recebendo. Ou seja, compramos algo pelo preço que ele realmente vale.
O preço justo é o valor inerente ao ativo. Ele se baseia em métricas de preços, potencial de lucro, dívidas e caixa de uma empresa, por exemplo.
Acontece que, no dia a dia do mercado, muitas vezes o preço de uma ação não corresponde ao seu preço justo. Isso porque certos fatores podem interferir no seu preço.
Algumas dessas interferências são: oferta e demanda, comportamento dos investidores, situação da empresa – se está passando por um momento de crise, por exemplo – e diversos outros motivos que podem afetar no preço das ações.
Como ele pode ser uma oportunidade?
Muitas ações com preço justo alto podem ter um preço de mercado menor. Mas isso não significa que essas sejam ações de empresas ruins.
As variações do preço de mercado não refletem necessariamente se a empresa é boa ou ruim, lucrativa ou não. Essas características mais aprofundadas das empresas podem ser encontradas por meio da análise fundamentalista.
Com base na análise fundamentalista, muitos investidores seguem a estratégia Value Investing, que em uma tradução literal significa “investimento em valor”.
Essa estratégia é baseada em conceitos criados pelo influente economista americano, Benjamin Graham, que também é considerado o precursor do Buy&Holder.
O value investing é uma estratégia que busca comprar ativos com preço inferior ao preço intrínseco à ação no momento da compra.
Os investidores adeptos a essa estratégia acreditam que o valor comercializado no mercado não corresponde aos fundamentos da empresa de determinado ativo. Ou seja, as ações estão subvalorizadas.
Assim, os “investidores em valor” entendem que existe uma grande oportunidade de comprar bons ativos por um preço menor do que realmente valem.
Como identificar o preço justo
Para calcular o preço justo de uma ação é preciso determinar o valuation, termo inglês para “avaliação de empresas”. Valuation significa que o ativo e a empresa serão avaliados para chegar em um preço justo para elas.
Existem dois modos mais comuns para encontrar o preço justo de uma ação: com o valuation por múltiplos e com valuation por fluxo de caixa descontado.
Valuation por múltiplos
Com o valuation por múltiplos é feita uma análise dos indicadores de mercado de empresas com características semelhantes às da empresa que se procura encontrar o preço justo.
Alguns indicadores levados em conta são a relação entre preço e lucro da ação, preço e patrimônio, por exemplo.
A partir dessa estimativa, é possível saber se o ativo de determinada empresa é ou não uma boa oportunidade de investimento.
Valuation por fluxo de caixa descontado
Esse segundo modo de identificar o preço justo é o mais aceito entre os investidores.
No fluxo de caixa descontado é estimado uma taxa de crescimento do fluxo de caixa de uma empresa em um determinado período de tempo.
Esse cálculo tem base nas ideias de crescimento futuro na perpetuidade. Para chegar no resultado do preço justo, aplica-se também o desconto da taxa de risco do negócio.
Conclusão
Quando falamos do preço justo de uma ação, estamos falando do valor intrínseco a um ativo. Ou seja, não se trata do preço de mercado comercializado diariamente, mas sim do valor baseado em outros fundamentos ligados à empresa, por exemplo.
O preço de mercado de um ativo varia mais facilmente que o preço justo. Somente grandes impactos podem afetar o valor do preço justo, como enormes crises financeiras.
Para encontrar o preço justo de um ativo usamos o valuation por múltiplos ou o valuation por fluxo de caixa descontado.
Saber qual é o preço justo de uma ação pode fazer com que o investidor identifique boas oportunidades de negócios.
Uma das vantagens é poder comprar ações com valores de mercado menor do que o preço justo, apostando na valorização do ativo.