A Bolsa de Valores é o ambiente de investimentos mais conhecido do Brasil. Quase todas as pessoas já ouviram falar da compra e venda de ações ou de “jogar na Bolsa”. Mas, se você é um pouco mais íntimo desse modelo de investimento, provavelmente já escutou, também, sobre day trade e swing trade.
Essas são duas das formas mais comuns de se aplicar no mercado de capitais. Cada uma é recomendada para um perfil de investidor e tem características muito específicas.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
O que é day trade?
Day trade é o nome dado para quando um investidor abre e fecha posições dentro do mesmo pregão. Logo, quem compra e vende ações no mesmo dia, durante o período de funcionamento da Bolsa de Valores, está praticando o day trade.
Dessa forma, o day trader é a pessoa que consulta os gráficos do Home Broker, ou de qualquer outro aplicativo da bolsa de valores, em tempo real. Ele acompanha, simultaneamente, as notícias que envolvem as ações que segue e toma suas decisões a partir de pequenas movimentações.
Quais as principais características do day trade?
Entre as características mais marcantes do day trade, podemos citar o tempo dedicado para fazer operações. A pessoa que opta por atuar no mercado dessa forma tende a ficar, pelo menos, uma parte do seu dia seguindo as oscilações do mercado.
Quem tem mais tempo disponível acaba dedicando o dia inteiro, mas o mais comum é que os traders fiquem na frente do computador das 10h às 12h e depois façam outro tipo de trabalho.
Além disso, outro ponto relevante é o day trade ser um modelo de operações que trabalha com menos dinheiro. O investidor ganha em pequenas oscilações, recebendo alguns centavos por cada ação negociada de forma bem-sucedida, apesar de existirem exceções a isso.
Como são feitas as operações em day trade?
Para operar no modelo day trade, a primeira coisa a entender é que precisará ficar na frente do computador durante algumas horas. Não adianta querer fazer uma operação relâmpago e achar que com dez minutos conseguirá o retorno esperado.
Ao entrar no ambiente da Bolsa de Valores, você deverá selecionar uma ação ou um grupo de ações para acompanhar. É preciso seguir o gráfico delas e tomar decisões de acordo com as oscilações que vão acontecendo a todo momento.
Além disso, é fundamental ter atenção ao stop de perdas e ganhos. Qual é o limite a que uma ação pode chegar antes de você vendê-la? Qual é o máximo que ela pode cair antes de ser necessário vender para não perder mais? Entenda como isso funciona antes de partir para o day trade!
De que forma a escolha de produtos deve ser feita?
A escolha dos produtos no modelo day trade é feita de acordo com as notícias do momento e o acompanhamento que o trader faz. Por isso, é válido dizer que não existe um produto preferido, mas sim um grupo com o qual cada pessoa tem mais familiaridade para trabalhar.
Afinal de contas, seria impossível tomar conta, simultaneamente de todas as empresas que estão na Bolsa de Valores, não é mesmo?
O que é swing trade?
O swing trade segue a mesma lógica do day trade, mas em vez de abrir e fechar posições no mesmo dia, essa prática visa operações de prazo maior, podendo ter diferença de um a dois dias ou, até, uma semana entre a abertura e o fechamento da posição.
Quais as principais características do swing trade?
A principal característica do swing trade é que ele não exige muito tempo de dedicação por parte do trader. As operações visam oscilações maiores que as do day trade e, por isso, precisam de menos acompanhamento.
Ainda assim, não é qualquer pessoa que pode ser um swing trader: é preciso conhecer o mercado, saber avaliar projeções e definir quais os melhores produtos para investir no período de até uma semana (esse tempo pode variar, mas o fechamento de posições tende a acontecer em até quatro dias).
Como são feitas as operações em swing trade?
Em função do período necessário, o swing trade é muito usado por profissionais que não têm tempo para se dedicar aos investimentos e precisam gerar sua própria renda por meio do trabalho mais formal. Também é uma opção para quem está começando no mercado de ações.
Assim, essas pessoas pesquisam pelos ativos, acompanham notícias e fazem projeções. Depois elas aproveitam os intervalos que têm durante o dia, como o horário do almoço, para abrir e fechar posições nos ativos que chamaram mais a atenção.
De que forma a escolha de produtos deve ser feita?
A escolha de produtos, no caso do swing trade, é feita com base no perfil de cada investidor. Aqueles que querem arriscar um pouco mais acabam procurando empresas menores e com grandes possibilidades de ganhos e perdas do dia para a noite.
Quem quer preservar seu capital opta por ficar nas companhias mais tradicionais, ganhando em oscilações menores, mas mais consistentes. Tudo depende da análise feita, do retorno esperado e de como o investidor consegue se relacionar com os resultados das operações.
Quais as diferenças entre day trade e swing trade?
Com relação às diferenças desses modelos, é importante frisar que são várias. A forma de trabalho de um day trader é absolutamente diferente da praticada por um swing trader. No primeiro caso, a pessoa trabalha com menos dinheiro, tem maior resiliência e sabe controlar seus impulsos emocionais.
No swing trade, por outro lado, os riscos são menores, as chances de ganho são igualmente elevadas e é possível manter os investimentos e um trabalho formal simultaneamente.
Então, enquanto o day trade é um trabalho de tempo integral, que pode usar e abusar da alavancagem (trabalhar com dinheiro da corretora), o swing trade é um investimento menos agressivo, que pode ser impulsionado pela renda gerada no trabalho do investidor.
Apesar disso, a escolha entre day trade e swing trade é muito pessoal. Entretanto, é recomendado que iniciantes comecem aos poucos no mercado de ações. Na dúvida, o melhor é entrar em contato com uma empresa especializada e pedir ajuda para já começar na Bolsa de Valores com o pé direito.
Conseguiu aprender o que é day trade e swing trade? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos como este, assim como materiais exclusivos, diretamente em seu e-mail!