Para começar a investir na Bolsa de Valores é preciso estudo, acúmulo de conhecimento e treinamento. Mas se engana quem acredita que é apenas isso. Ter um bom mindset também pode fazer grande diferença para quem opera.
Quando começamos algo novo, muitas vezes desejamos acertar e ter sucesso logo no início. Claro que pode acontecer de se ter sucesso em uma primeira vez, mas geralmente as coisas pedem tempo e treinamento.
Um dos princípios para conseguir ter bom desempenho no mercado financeiro é a análise mental. Mas como conseguir um mindset estruturado?
Neste artigo você vai ler:
- Mindset: o que é
- Onde pode estar o erro
- Como ter um mindset estruturado
Mindset: o que é
Em uma tradução literal, mindset significa mentalidade, mente configurada. Na prática, isso se refere a todo o preparo que alguém deve ter para conseguir determinado objetivo.
Ter um mindset estruturado é o que separa o trader amador do trader de sucesso na Bolsa de Valores.
Bem conhecidas no mundo dos investidores, a análise técnica e a análise fundamentalista têm grande relevância na montagem de estratégias de operações. O terceiro tipo de análise, menos conhecido mas tão importante quanto as outras duas, é a análise mental, que trata justamente do mindset.
Sem um bom mindset, dificilmente o investidor conseguirá ter bons resultados e provavelmente terá dificuldades ao lidar com os erros.
Quando o investidor opera sem conhecimento e tem a sorte de obter bons resultados, certamente ele achará que é um bom investidor. Mas na verdade ele está lucrando com a sorte. E é isso que todos devem evitar.
Já quando esse mesmo investidor opera e não tem sucesso, ele terá uma experiência frustrante e sem o mindset estruturado pode acabar desistindo mais facilmente de continuar na Bolsa.
Onde pode estar o erro
O que diferencia um trader de sucesso dos outros é que, enquanto o primeiro está focado em processos, o segundo foca apenas em resultados.
Isso significa que o investidor focado em processos se prepara melhor tanto na questão do conhecimento quanto no desenvolvimento emocional.
As boas tomadas de decisão acontecem de forma concisa e baseadas em estudos. Os padrões de pensamentos, ou seja, as convicções e achismos, podem afetar o desenvolvimento do trader.
Alguns investidores são consumidos pelo efeito paralizante. Esse efeito é responsável por paralisar o trader diante de uma situação que exige o agir dele.
Mesmo um investidor que estudou e tem conhecimento sobre o mercado financeiro pode não ter a atitude certa em um momento de tomada de decisão.
Por exemplo, o trader acredita na queda do mercado, mas por algum motivo, como a falta de confiança, não faz nada a respeito com sua operação e toma prejuízo. Ou seja, o investidor sabia o que deveria ser feito, mas paralisou, não tomou atitude e lamentou por ter tido medo de agir quando deveria.
O mercado não pode controlar as decisões e ações do investidor. As atitudes erradas devem servir de experiência para gerar confiança e segurança e não medo e frustração.
Por isso o mindset é tão importante. Para que em momentos de estresse, o investidor saiba como pensar e agir.
Como ter um mindset estruturado
O mindset se baseia em uma sequência de planejamento da mente. Tudo começa com a programação mental. Essa programação estruturada gera um sentimento que motiva uma atitude, e essa atitude correta leva a resultados positivos.
O mercado financeiro é voltado ao longo prazo. No início da jornada na Bolsa de Valores, o ideal é buscar o aprendizado. Resultados positivos vêm no futuro.
Trader ganhador é aquele que alcança um estado mental equilibrado, que lhe proporciona disciplina, concentração e confiança.
Um bom mindset leva a tomadas de decisões corretas mesmo em condições adversas.
Embora se fale muito de perder o medo e agir na hora certa, não se pode confundir isso com agir sem prudência. Coragem é diferente de insanidade. Portanto, não se trata de agir conforme suas convicções próprias e achismos, mas sim de acordo com seus estudos, suas estratégias e conhecimentos sobre o mercado.
Um erro muito comum é deixar se levar pela ganância, não respeitar os limites do stop e não avaliar os riscos de cada operação.
Às vezes pode ser difícil conseguir isso sozinho. Mas existem livros e cursos profissionais que podem te ajudar e muito a construir um bom mindset.
Outra dica importante é fazer uma espécie de diário de operações. Anotar as entradas, o que motivou a entrar, quando saiu e o estado emocional nessas operações. Assim fica mais fácil mensurar os erros e acertos para buscar a melhora e o crescimento individual.
Conclusão
Ganhar dinheiro de forma consistente na Bolsa de Valores é sonho de todo investidor. Mas a ambição de alcançar o sucesso rapidamente pode atropelar o processo de construção do conhecimento e da estruturação mental.
Ser um trader de sucesso envolve processo de aprendizado e por isso o ideal é não focar somente em resultados.
Certas ou não, grande parte das atitudes do investidor estão relacionadas ao pensamento, a forma de pensar e agir.
Por isso, é extremamente necessário dar atenção ao mindset pessoal. A busca pelo sucesso financeiro passa pelo processo de evolução e melhoria do pensamento.