Oscilações de preços de ações existem (e muito) dentro do mercado financeiro. Aos adeptos da análise técnica, a Teoria de Dow pode ser uma grande aliada para ajudar a entender melhor as tendências dos movimentos dos preços das ações. Vamos falar um pouco sobre as mais importantes premissas da Teoria de Dow?

Nesse artigo você irá ver:

  • Antes de tudo: um pouco de história
  • O que é a Teoria de Dow
  • Tendências: assim como a onda do mar
  • O preço desconta tudo

Se interessou? Continue a leitura e aprenda mais sobre as premissas de Dow!

1. ANTES DE TUDO: UM POUCO DE HISTÓRIA

O jornalista Charles Henry Dow foi uma figura importante para os estudos sobre economia e investimentos. Dow era proprietário e editor do The Wall Street Journal. Lá, ele publicava hipóteses e teoremas que posteriormente iriam fazer parte de sua teoria.  A Teoria de Dow, que leva seu sobrenome, foi desenvolvida por Charles para analisar melhor o movimento do mercado financeiro.

2. O QUE É A TEORIA DE DOW

A Teoria de Dow é a base da análise técnica. Seus fundamentos facilitam o investidor a entender o gráfico de movimentação da alta e queda dos preços das ações na Bolsa de Valores.

3. TENDÊNCIAS: ASSIM COMO A ONDA DO MAR

Sua principal premissa é de que o preço se move em tendência. As altas e baixas dos preços podem indicar certas tendências nas ações. Nessas tendências existem movimentos de impulsão, elevando o preço da ação, e movimentos de correção que abaixam o preço das ações. O que Dow percebeu nesses movimentos foi justamente uma tendência.

TENDÊNCIA DE ALTA

Quando uma ação tem seu preço elevado, é comum acontecer um período de queda. O que não significa que o investidor deva vendê-la neste momento. Essas quedas das ações muitas vezes servem como movimentos de impulsão. Ou seja, ela dá uma breve baixa para depois subir ainda mais. Isso acontece quando há uma progressão, uma tendência de alta, que irá formar gráficos com topos e fundos cada vez mais altos.

TENDÊNCIA DE BAIXA

O mesmo pode acontecer em uma tendência de baixa: os preços caem bruscamente, depois corrigem, subindo o preço, para em seguida caírem ainda mais.    

4. O PREÇO DESCONTA TUDO

Outra premissa importante da Teoria de Dow é de que o índice de preços reflete acontecimentos do mercado financeiro rapidamente. Isso quer dizer que o gráfico dos preços das ações é ajustado no exato momento em que ocorrem mudanças no mercado financeiro. Ou seja, tudo está especificado no preço da ação.

Embora já tenha mais de cem anos e apesar de algumas críticas, a Teoria de Dow continua atual e ainda é muito utilizada para compreender a análise gráfica.

Gostou do artigo? Siga a FOLEO Invest nas redes sociais e não perca nossos conteúdos: Facebook, Instagram, Linkdln, Twitter, YouTube.