Muitos investidores recorrem aos fundos de investimento em busca de diversificação da carteira.

Entre outros benefícios, esses fundos permitem ao investidor certa comodidade, sem ter que se preocupar em administrar de perto os investimentos.

De modo geral, os fundos de investimento funcionam como um sistema que reúne recursos de diversas pessoas para aplicar em diferentes tipos de investimentos.

As pessoas que investem nos fundos de investimento são chamadas de cotistas, e quem realiza as aplicações é o gestor.

Nessa modalidade, todos os cotistas recebem a mesma rentabilidade. O que varia é o quanto cada investidor ganha no final, pois depende do número de cotas que cada um possui.

Neste post você vai ler:

– O são fundos de investimento
– Tipos de fundos
– Como investir
– Riscos e benefícios

O que são fundos de investimento

Os fundos de investimento funcionam como uma grande carteira de ativos. As pessoas aplicam determinada quantia em dinheiro nos fundos e recebem as cotas proporcionais ao valor investido. Por isso, quanto mais cotas você tiver, maior poderá ser seus lucros.

Aquele que detém uma ou mais cotas é chamado de cotista.

Esses fundos de investimentos são gerenciados por empresas e profissionais especializados que decidirão onde investir seu dinheiro.

É importante pesquisar bastante antes de escolher um fundo, pois eles que serão responsáveis por buscar as melhores oportunidades de rendimentos para o investidor.

Tipos de fundos

Um dos fundos mais conhecidos é o imobiliário, também chamado de FII (Fundos de Investimentos Imobiliários). Mas existem outros tipos de fundos de investimento também e vamos falar um pouco sobre cada um.

Fundos de Investimentos Imobiliários

Esses Fundos de Investimentos Imobiliários, ou simplesmente FII, tratam de investimentos no setor imobiliário. O cotista que investe em FII tem pequenas partes do imóvel em posse, ou seja, é possível investir nesse segmento sem precisar comprar o imóvel.

Fundos de Ações

Nos Fundos de ações, mais da metade da aplicação dos investidores é direcionada para o mercado de ações da Bolsa de Valores.

São dois tipos de Fundos de ações: os fundos ativos e os passivos. O primeiro consiste em superar um índice referencial. Já o segundo consiste em replicar um índice, como o IBovespa.

Fundos de Renda Fixa

Quem investe em Fundos de renda fixa tem cerca de 80% do capital alocado em investimentos de renda fixa, como Tesouro, CDB e outros ativos pré-fixados e pós-fixados. Portanto, são considerados investimentos mais conservadores.

Fundos Cambiais

Basicamente, os Fundos cambiais são investimentos feitos em moedas estrangeiras. As aplicações costumam acontecer mais em dólar e euro.

Fundos de Curto Prazo

Esse tipo de fundo de investimento tem a rentabilidade indexada à taxa Selic e ao CDI, por exemplo. Como as aplicações são feitas em títulos de renda fixa e em títulos públicos pré-fixados e privados, os riscos dessa modalidade é bem baixo.

Fundos de Multimercado

O fundo de multimercado investe em diversos ativos e setores de renda fixa e renda variável. É um fundo com altas possibilidades de diversificação.

Fundos de Dívidas

Com o fundo de dívidas, aproximadamente 80% do capital dos investidores são investidos em títulos da dívida externa da União.

Como investir

Para começar a investir em fundos de investimento o primeiro passo é abrir uma conta na corretora.

Antes, é preciso saber quais fundos ela disponibiliza para você investir. Depois você escolhe o que mais combina com seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

Existem fundos com investimentos conservadores, moderados e arrojados.

Quem cuida dos seus investimentos em fundos?

A pessoa, ou o grupo de pessoas que decidem onde seus recursos serão investidos é chamado de gestor. É esse especialista que fica responsável por escolher os melhores ativos ou títulos para investir e trazer bons rendimentos para o investidor.

Riscos dos fundos de investimento

Todo tipo de investimento tem certos riscos, mesmo que sejam baixos. Por isso, é necessário ponderar antes de fazer investimentos:

Risco de crédito

Risco de crédito significa que, embora muito raro, pode acontecer de um ativo parte de um fundo de investimentos não pagar os rendimentos, seja por falência ou má administração.  

Risco de mercado

Já o risco de mercado é a probabilidade de um investimento feito pelo gestor não dar o lucro esperado e ter retorno negativo para o investidor.

Benefícios dos fundos de investimento

Os fundos de investimento também podem trazer umas vantagens para quem investe nele. Algumas delas são:

Diversificação

Ter uma carteira de investimento diversificada é muito bom para ampliar as possibilidades de rendimentos. Isso é possível por conta da variedade de ativos para investir em fundos de investimento.

Praticidade

Ao investir em fundos de investimento, quem decide onde investir seu recurso é o próprio gestor. Por isso, você não precisa ficar o tempo todo se preocupando onde aplicar seu investimento. Mas mesmo assim o ideal é acompanhar esporadicamente essas movimentações.

Conclusão

Fundos de investimento podem ser uma oportunidade para aquelas pessoas que não têm tempo de ficar acompanhando o mercado a toda hora.

Sua principal característica é a grande possibilidade de diversificação dos investimentos. Essa particularidade traz a vantagem de aumentar as chances de bons rendimentos ao investidor.

Antes de investir em um fundo de investimento, é importante pesquisar sobre ele e também definir seu estilo de investidor para escolher a modalidade que mais se encaixa em seus objetivos.