É muito comum ter dúvidas sobre como começar a investir. Trabalhar com dinheiro é algo muito sério, podendo despertar insegurança em quem ainda tem pouca ou nenhuma experiência com investimentos. Ir com calma, seguindo passos seguros, é a melhor forma de conseguir atuar bem nessa área.

São diversos os tipos de investimentos, que atendem a diferentes perfis de pessoas que querem buscar novas possibilidades com seus ganhos mensais. Por isso é importante estar sempre diante de informações de profissionais capacitados para indicar o melhor a se fazer.

O conteúdo a seguir mostrará como começar a investir, por meio de um passo a passo seguro e que levará o investidor a ter boas perspectivas. Confira!

Identifique seu perfil de investidor

O primeiro passo antes de saber como começar a investir é definir qual é o seu perfil de investidor. Essa é uma prática fundamental e que definirá quais serão seus movimentos no mercado de ações. Toda vez que um cliente inicia em uma corretora ou em uma plataforma de recomendação de investimentos ele é encaminhado a responder algumas perguntas básicas sobre suas intenções com seu capital.

Esse questionário é feito para, diante das respostas, ser analisado por especialistas que podem observar, então, como você se comporta diante das oportunidades de investimento, levando em consideração o capital que tem disponível e os possíveis riscos de perda e possibilidades de ganho com cada movimentação no mercado.

Diante dessas perguntas e das respostas dadas é definido então o perfil de investidor, que identificará desde uma postura mais conservadora até uma abertura a correr mais riscos com os investimentos, em prol de ganhos proporcionais. A partir desse perfil, essa empresa de recomendação indicará os investimentos mais adequados.

Busque ajuda de profissionais especializados

A ajuda profissional é imprescindível durante a jornada de investimentos. Então, o mais recomendável é seguir atuando junto com alguma empresa que ofereça todo suporte e apoio para seus investimentos. Entre as melhores opções, as empresas de recomendação de investimentos se destacam, com um papel fundamental e muito objetivo na atuação junto ao cliente investidor.

Essas empresas estudam diversas oportunidades de investimentos de acordo com seu perfil, sugerindo ao longo do dia as ações que se mostram mais interessantes, de modo que você só coloque seu dinheiro no que é realmente relevante. Isso tudo usando os melhores recursos de tecnologia e que podem facilitar a sua atuação no mercado.

É importante que essas empresas ofereçam dicas e suporte de um analista de investimentos, pois eles são profissionais experientes e capacitados para conduzir seus investimentos de maneira adequada. Outro fator importante que envolve os analistas é que eles não recebem comissão dos seus investimentos. Ou seja, as recomendações serão sempre as mais vantajosas para você, sem nenhum tipo de orientação que vise o lucro também para eles.

Escolha os melhores investimentos

Com as melhores recomendações dos analistas é hora de escolher os investimentos mais vantajosos, atentando ao comportamento deles no mercado. Há aqueles que oferecem uma menor possibilidade de ganhos, enquanto outros têm um horizonte mais amplo e vantajoso. Entretanto, é preciso analisar os prós e os contras de cada escolha de investimento.

Naturalmente, as diferentes características dos investimentos podem interferir na escolha de como começar a investir, já que o investidor precisa ponderar vantagens e desvantagens e concluir se o saldo final é realmente interessante, de modo que seja investido capital em alguma dessas ações. Entre os tipos de investimento mais conhecidos estão os de renda fixa e os de renda variável.

Naturalmente, os diferentes tipos de investimentos oferecem distintas condições de ganhos, também podendo apresentar riscos maiores. No caso da renda fixa, o investidor sabe exatamente o quanto receberá de rendimento ao final da operação, o que oferece nenhum risco, mas ganhos limitados. Já na renda variável esse lucro pode ir bem mais além, mas há também o risco de perdas de capital.

Diversifique sua carteira de investimentos

Tão importante quanto conhecer os diferentes tipos de investimento é permitir que sua carteira tenha diferentes tipos, tendo em vista que isso é muito importante para os seus rendimentos. Ainda que você tenha, por exemplo, um perfil de investimento mais conservador, não é interessante limitar seus movimentos no mercado apenas às ações seguras, mas que ofereçam pouca rentabilidade.

É fundamental que um investidor saiba montar sua carteira de investimentos de maneira composta e complementar, de modo que as ações se apresentem de forma diversificada. Isso não significa fugir do perfil definido, mas sim encontrar um equilíbrio interessante que permita possibilidades maiores, mas também sem fugir de investimentos seguros que estarão sempre ali, oferecendo um valor fixo.

A melhor maneira de conseguir essa carteira mais complementada de ações é fazendo uso dos conhecimentos do analista de investimentos. Só ele é capacitado o suficiente para oferecer essa possibilidade de um equilíbrio maior, com ganhos diversificados, de fontes variáveis e fixas, sempre com muita segurança às suas finanças.

Tenha uma fonte de troca de informações constante

Você pode precisar de um suporte mais dedicado e permanente, onde seja possível trocar informações durante o período em que o pregão estiver aberto, com as ações em curso e oscilando constantemente. Um acompanhamento em tempo real oferece mais segurança para o investidor que não quer ficar apenas com as dicas pontuais enviadas pelos analistas.

É fundamental buscar uma empresa de recomendação de investimentos que ofereça esse tipo de suporte, para que a atuação durante o pregão seja auxiliada, obtendo maior segurança na compra e venda de ações, afinal, começar a investir pode gerar muitas dúvidas.

A análise em tempo real é uma ótima forma de entender melhor o comportamento das ações, para assim observar se é viável e interessante investir capital. Desse modo também é possível contar com a opinião do analista durante essa oscilação, evitando um movimento “no escuro”, o que poderia representar perdas desnecessárias.

Não há mistérios em como começar a investir, desde que esses passos sejam rigorosamente seguidos, com a ajuda de uma empresa dedicada e especializada no mercado de investimentos.

Gostou de ter acesso a este conteúdo valioso? Deixe que seus amigos também saibam mais sobre investimentos. Compartilhe este post em suas redes sociais!